QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DA ADMINISTRADORA?
- ADMINISTRATIVO
A Administradora é responsável pela gestão administrativa do condomínio, deve orientar e atender o síndico realizando as seguintes funções:
- Receber solicitações e reclamações dos Condôminos.
- Gerenciamento e atualização do cadastro de proprietários, com controle de documentação de propriedade.
- Controle do cadastro e mandato do Corpo Diretivo.
- Controle de valores de isenções / remunerações de Síndicos e membros do Corpo Diretivo, inclusive para fins de retenção e recolhimento de INSS e lançamentos na DIRF – Receita Federal.
- Controle e atualização do cadastro do condomínio na Receita Federal – CNPJ.
- Controle e atualização do cadastro do condomínio na Prefeitura – CCM.
- Gerenciamento e guarda dos arquivos documentais e legais.
- Elaboração de notificações extrajudiciais a condôminos e fornecedores.
- Suporte ao controle de acesso na portaria (crachás, cadastro e relatórios).
- Controle e cobrança pelo uso dos salões, churrasqueira e outros espaços.
- GESTÃO DE CONTRATOS
A Administradora deve fazer a gestão de todos os contratos de fornecedores de produtos e serviços, tais como os de seguro, manutenções preventivas e reparos, bem como com o de empresas de terceirização de mão de obra, isso implica em:
- Fazer cotações com empresas idôneas.
- Receber e guardar as notas fiscais emitidas.
- Monitorar prazos para renovação.
- DEPARTAMENTO PESSOAL
A Administradora, faz a gestão e a supervisão dos funcionários contratados pelo condomínio, desde a seleção até o desligamento, como por exemplo:
- Recrutamento e seleção de funcionários.
- Atualização das carteiras profissionais.
- Pesquisa cadastral periódica dos funcionários.
- Receber solicitações e reclamações.
- Elaboração de declarações para fins de concessão de aposentadoria.
- Elaboração da relação de salários de contribuição para fins de concessão de benefícios.
- Preenchimento de Atestado de Afastamento do Trabalho para fins de concessão de auxílio doença.
- Elaboração da folha de pagamento.
- Controle de vencimentos e períodos aquisitivos de férias.
- Aquisição e controle de uniformes.
- FINANCEIRA
Talvez a maior necessidade do condomínio é atendida pela função de gestão financeira do condomínio e, também, a de maior responsabilidade, que vai muito além da simples emissão de boletos de cobrança, ela compreende:
- Elaboração e acompanhamento da previsão orçamentária.
- Pagamento de contas
- Emissão dos boletos bancários.
- Controle de pagamento das cotas condominiais
- Elaboração do quadro de rateio das despesas.
- Controle de senhas, talões, extratos e documentação bancária do condomínio
- Conciliação da prestação de contas do condomínio.
- Prestação de contas mensais – contas ordinárias, fundo de reserva, fundo de obras, fundo de custeio do 13º salário etc, com elaboração de demonstrativos de pagamentos de despesas e de recebimentos das cotas, dos devedores de cotas e balancete geral contendo a posição financeira do mês.