Quais as funções da administradora?

QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DA ADMINISTRADORA?

  • ADMINISTRATIVO

A Administradora é responsável pela gestão administrativa do condomínio, deve orientar e atender o síndico realizando as seguintes funções:

  • Receber solicitações e reclamações dos Condôminos.
  • Gerenciamento e atualização do cadastro de proprietários, com controle de documentação de propriedade.
  • Controle do cadastro e mandato do Corpo Diretivo.
  • Controle de valores de isenções / remunerações de Síndicos e membros do Corpo Diretivo, inclusive para fins de retenção e recolhimento de INSS e lançamentos na DIRF – Receita Federal.
  • Controle e atualização do cadastro do condomínio na Receita Federal – CNPJ.
  • Controle e atualização do cadastro do condomínio na Prefeitura – CCM.
  • Gerenciamento e guarda dos arquivos documentais e legais.
  • Elaboração de notificações extrajudiciais a condôminos e fornecedores.
  • Suporte ao controle de acesso na portaria (crachás, cadastro e relatórios).
  • Controle e cobrança pelo uso dos salões, churrasqueira e outros espaços.
  • GESTÃO DE CONTRATOS

A Administradora deve fazer a gestão de todos os contratos de fornecedores de produtos e serviços, tais como os de seguro, manutenções preventivas e reparos, bem como com o de empresas de terceirização de mão de obra,  isso implica em:

  • Fazer cotações com empresas idôneas.
  • Receber e guardar as notas fiscais emitidas.
  • Monitorar prazos para renovação.
  • DEPARTAMENTO PESSOAL

A Administradora, faz a gestão e a supervisão dos funcionários contratados pelo condomínio, desde a seleção até o desligamento, como por exemplo:

  • Recrutamento e seleção de funcionários.
  • Atualização das carteiras profissionais.
  • Pesquisa cadastral periódica dos funcionários.
  • Receber solicitações e reclamações.
  • Elaboração de declarações para fins de concessão de aposentadoria.
  • Elaboração da relação de salários de contribuição para fins de concessão de benefícios.
  • Preenchimento de Atestado de Afastamento do Trabalho para fins de concessão de auxílio doença.
  • Elaboração da folha de pagamento.
  • Controle de vencimentos e períodos aquisitivos de férias.
  • Aquisição e controle de uniformes.
  • FINANCEIRA

Talvez a maior necessidade do condomínio é atendida pela função de gestão financeira do condomínio e, também, a de maior responsabilidade, que vai muito além da simples emissão de boletos de cobrança, ela compreende:

  • Elaboração e acompanhamento da previsão orçamentária.
  • Pagamento de contas
  • Emissão dos boletos bancários.
  • Controle de pagamento das cotas condominiais
  • Elaboração do quadro de rateio das despesas.
  • Controle de senhas, talões, extratos e documentação bancária do condomínio
  • Conciliação da prestação de contas do condomínio.
  • Prestação de contas mensais – contas ordinárias, fundo de reserva, fundo de obras, fundo de custeio do 13º salário etc, com elaboração de demonstrativos de pagamentos de despesas e de recebimentos das cotas, dos devedores de cotas e balancete geral contendo a posição financeira do mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Posts